Prefeitura de SAJ promove melhorias no SAMU

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, vem realizando diversas melhorias no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU. Em funcionamento desde 2001, o posto do SAMU sediado no município atende 31 cidades do Recôncavo, através da Central de Regulação de Urgência Reconvale (CRUR). O serviço é considerado o principal componente para dar assistência a pacientes em situação de urgência.

Dentre as melhorias promovidas pela gestão, podemos destacar a reforma da Central de Regulação, além da troca de computadores e o reordenamento das linhas telefônicas. Também foram adquiridos um ventilador mecânico pulmonar e uma incubadora para transporte de recém-nascidos, o que possibilita transferências intermunicipais; foi feita manutenção preventiva e corretiva do Cardioversor – Desfibrilador bifásico e ainda manutenção preventiva e corretiva das unidades móveis com mais agilidade.

Na área de capacitação, a prefeitura promoveu treinamento das equipes de intervenção e regulação. O Núcleo de Educação Permanente – NEP, que tem por objetivo promover capacitação e educação permanente para o adequado atendimento às urgências e emergências, foi reordenado e está funcionando melhor. Para completar esse processo de melhorias, a produção de novo fardamentos para os colaboradores está em andamento, bem como a reordenação para o retorno do funcionamento do sistema de radiocomunicação da Central de Regulação. A prefeitura também solicitou a implantação do sistema de radiofrequência para todos os municípios da Regional.

 

 

 

 

 

Fonte: ASCOM Prefeitura SAJ